Apresentaremos neste tópico o estudo cromático realizado, optamos por um estudo na regra de Harmonia Triádica, que consiste em escolher uma cor e duas cores opostas formando assim um triangulo isósceles.
Essa opção de estudo cromático escolhemos as cores magenta, amarelo e verde que dará ao quarto, cores vibrantes deixando o ambiente alegre e adequado a uma criança. Optaremos por esta opção de cores utilizando variáveis de cada cor em tons mais claros e mais escuros.
Tabela de cores utilizadas no projeto.
As cores utilizadas no projeto foram o branco nos móveis, o rosa em partes do colchonete, parede, quadros e almofadas, o amarelo em almofadas e parte do colchonete, o verde em pequenos detalhes como nos quadros de patchwork, a cadeira e na luminária. O roxo nas paredes em tom de lilás, nas almofadas e na brinquedoteca. O chão de piso laminado de madeira que contrasta melhor com os moveis e com a decoração.
Aqui apresentaremos ideias de projeto com croquis e imagens que foram utilizadas como base para criação, cores, mobiliário, acessórios e iluminação.
Alguns móveis foram criados especialmente para atender as necessidades da cliente e interagir com o conceito do projeto para refletir bem o perfil da cliente, a iluminação também foi projetada pensando em satisfazer as necessidades, como a cliente tem medo do escuro procuramos deixar a iluminação central e alguns pontos de iluminação isolada, buscando uma iluminação para que a menina possa dormir se sentindo acolhida em seu próprio quarto.
A ideia do projeto consiste em criar um ambiente de longa permanência, para descanso e estudos, que seja relaxante, o conceito da magia do universo infantil fez transparecer um ambiente lúdico, com moveis, cores e texturas inesperados. Uma das principais necessidades do projeto é ser agradável e intrigante para que a cliente possa esquecer seus medos, sentindo-se segura e entretida com seu próprio mundo magico.
Nesse projeto em Pirassununga interior de São Paulo, buscamos um conceito que pudesse refletir a personalidade da cliente. A idéia é criar um ambiente agradável para que ela sinta prazer em estar no quarto. O conceito de magia, encanto dos contos de fada para desenvolvimento do projeto servirá para transformar toda a fantasia do mundo infantil em realidade atendendo todas as necessidades e desejos da cliente. Esse universo lúdico das crianças onde a fantasia e os sonhos reinam é alimentado pela doçura das crianças. Utilizando alguns destes pontos, como diversão, cores e fantasia, desenvolveremos o projeto buscando refletir esse universo infantil.
Casa Cor São Paulo 2010 foi divida em quatro partes, uma delas é a CASA KIDS que foifeita pensando na família.
Os vários ambientes trouxeram tendências para o universo das crianças, um deles o Quarto dos meninos uma proposta lúdica para dois irmãos.
Figura 07. Quarto dos meninos.
O projeto tem matérias atuais como piso vinilico imitando madeira. O uso de tijolos de demolição traz ao projeto um tema muito falado ultimamente, sustentabilidade.
Figura 08. Parede de tijolos de demolição e mapa mundi pintado.
O lúdico ficou na decoração e no enxoval. Na parede atrás das camas foi pintado um barco e na própria pintura integrou-se um mezanino de madeira para que os meninos possam brincar. Em uma das paredes laterais há um mapa mundi pintado fazendo com que as crianças possam brincar e aprender.
A decoradora Maria Célia Cury elaborou o quarto de Manuela, 11 anos. A profissional utilizou moveis laqueados de branco com detalhes em amarelo que é a cor preferida da menina.
Na parede atrás da cama há um painel com cubos de acrílico e bichinhos dentro. Um único móvel reúne computador, som, nichos para os brinquedos e TV.
Móvel para TV, computador, nichos e aparelho de som.
Segundo Maria Célia
"O ambiente, de 15m², foi planejado para durar. Basta fazer algumas adaptações: trocar a colcha, a cortina e substituir por quadros as caixinhas de acrílico fixadas no painel sobre a cama."
As irmãs Lisa e Raquel dividem o mesmo quarto, no projeto a arquiteta Carla Basiches, procurou deixar cada uma com seu espaço, sua individualidade. Para a mais nova, Raquel de 5 anos a arquiteta propôs nichos para que ela pudesse guardar suas bonecas e para Lisa de 10 anos uma penteadeira laqueada de rosa com um criado mudo de cada lado.
Figura 1. Bancada do computador.
Há um painel de chenile listrado na parede em frente as camas que foi utilizado também nos travesseiros e o pufe, na parede de cabeceira um adesivo de flores. Segundo Carla,
“Buscamos um desenho feminino que falasse com as duas idades.” (BASICHES, 2010)
Figura 2. Cabeceira das camas com a penteadeira entre elas.
Figura 3. Detalhe do projeto, adesivo, cama e penteadeira.
Lara é uma menina meiga isso pode ser percebido através dos seus gostos. Ela gosta muito de flores, tanto que esta sempre pedindo à mãe que compre e coloque-as em casa. Gosta do céu e das estrelas, de contos de fada, bruxas, tem uma coleção de bonecas Barbie, das quais gosta muito, e como toda criança adora brincar. Aos seus sete anos ela estuda no período da manhã e a tarde além de fazer as tarefas escolares faz outras atividades como hipismo, inglês e pintura. E aos finais de semana vai para casa do pai.
Ela mora com a mãe e o irmão mais velho de nove anos.
O universo infantil é repleto de sonhos e medos com Lara não é diferente, ela sonha em ser medica e ajudar as pessoas, sonha ser pianista, bailarina, amazona, dona de casa, bióloga entre outras coisas. Lara como qualquer outra criança tem muitos sonhos e desejos de conhecer o que há de novo no mundo desconhecido dos adultos e um desses sonhos a fará buscar o que lhe agradar quando tiver uma opinião sobre o que sonha ser. O medo que ela tem é medo do escuro, atualmente dorme no quarto da mãe e mesmo em sua companhia não consegue dormir sem que haja alguma luz acesa esta é a principal meta do projeto, tornar o ambiente agradável para que ela tenha vontade de dormir sozinha e assim perca o medo de estar no escuro.
conhecer melhor a cliente que é uma menina de 7 anos cujo nome é Lara. Procurar entender e saber quais são os verdadeiros medos dela, propus que ela escrevesse e um diario todos os medos, ou coisas desagradaveis que acontecer, fazendo assim com que isso torne-se parte de uma história e deixe de existir na vida dela.
OBS: ela adorou e disse que começaria no mesmo dia.
O projeto será fazer o quarto de uma menina de 07 anos de idade, que tem medo de escuro e após o divorcio do casal passou a dormir com a mãe.
A casa onde vivem é grande, bem iluminada e com boa ventilação, mas por algum tempo ficou inutilizada, isso requer algumas adaptações. O quarto da criança é um dos cômodos que necessita urgentemente de reformas, pois não é apropriado para a idade em que está. Ainda não tem cama, apenas o berço, nao há guarda-roupa e o quarto não possui um local específico para o estudo.
Para ajudar a menina de 07 anos a perder o medo do escuro e, provavelmente, de dormir sozinha no próprio quarto o primeiro passo é tornar o ambiente mais agradável, confortável e procurar um atrativo para que ela perca o medo.
A criança nesta fase da vida precisa ter o próprio espaço e se sentir protegida nele.